Capacete

O capacete

É um dos equipamentos mais importantes no uso da bicicleta, em termos de segurança. Quem já sofreu uma queda, sabe porque é importante o uso do capacete no ciclismo, quer seja em treino, em passeio ou em competição. 

Para a maioria parece óbvio, mas mesmo assim ainda há gente que não percebe a importância de pedalar com capacete e até mesmo quem é contra o seu uso, alegando que o capacete não evitaria a morte num acidente contra um carro.

Felizmente, são diversas as histórias em que ciclistas viram os seus capacetes destruídos e nem sequer tiveram que ir para o hospital.

O uso do capacete tem inúmeras vantagens: proteção contra traumatismo craniano e lesão cerebral - A função mais básica de um capacete é proteger a cabeça do ciclista contra impactos causados por tombos ou batidas em objetos, que podem resultar em traumas graves com consequências letais.

Ultimamente, tem-se falado muito sobre a concussão em acidentes de bicicleta, que é a perda da consciência de curta duração, após bater com a cabeça. Essa situação pode ser evitada, muitas vezes, com o uso do capacete.

Proteção contra cortes e escoriações

O equipamento também pode ajudar bastante em trilhos com muitas árvores, situação em que bater a cabeça contra um galho mais baixo é bastante comum - sem o capacete, este tipo de incidente pode causar facilmente cortes na cabeça do ciclista ou até derrubá-lo caso um galho prenda nos cabelos.

Melhoria na aerodinâmica

Em muitas modalidades o capacete também tem a função de melhorar a aerodinâmica do ciclista, como podemos ver em provas de contra-relógio, onde o capacete ajuda a direcionar o fluxo de ar pelas costas do ciclista.
 

Estilo

Também o estilo pode ser melhorado com um capacete bonito, em conjunto com uns óculos que “encaixem bem”.  

A contrário do senso comum, o capacete foi feito para quebrar e não para resistir aos impactos. Ao quebrar ele está a absorver com bastante eficiência a força do impacto, sem transmiti-la para a cabeça do ciclista.

Sendo assim, é recomendável trocar o capacete sempre que haja qualquer impacto, mesmo que não haja dano externamente visível. Isso acontece porque podem haver micro-rachaduras que vão diminuir a eficiência do capacete num próximo impacto.
 

Tamanhos de Capacete

Utilizar o tamanho correto de capacete é fundamental para obter conforto e segurança. Embora cada fabricante tenha uma especificação, a tabela a seguir funciona em linhas gerais. Para medir sua cabeça, usa uma fita métrica passando pelo centro da testa, aproximadamente dois dedos acima da orelha e contorna a cabeça até encontrar a outra ponta.

XS - 47cm a 50cm de diâmetro

S - 51cm a 55cm

M - 55cm a 59cm

L - 59cm a 63cm

XL - 63cm a 66cm
 

Tiras

Normalmente feitas de nylon ou polipropileno, as tiras ou fitas cumprem o papel de prender e ajustar o capacete na cabeça do ciclista. Normalmente, possuem várias opções de ajuste e com um fecho que permite a rápida retirada do equipamento.

Sistema de fixação 

Alguns capacetes contam com elaborados sistema de fixação/retenção que normalmente prendem-se à região ocipital do crânio. Muitos deles podem ser ajustados no aperto e na altura, permitindo que o capacete fique bem preso àcabeça.

Sistema de retenção

Esse tipo de mecanismo serve para evitar movimentos indesejados e melhorar o conforto do equipamento. Além disso, também evita que o capacete se mova um pouco antes do impacto ou num impacto primário.

Actualmente, alguns modelos contam com dispositivos como o MIPS, que reduzem os problemas causados por acelerações rotacionais que podem acontecer quando o capacete atinge o chão em ângulo ao "desencaixar" o capacete da cabeça durante batidas em ângulo.

Neste momento, uso capacetes da marca ABUS, por serem, para mim, os que melhor cumprem a função estilo/segurança. Uso um branco ou um preto, que fazem combinação com os sapatos da mesma cor. O branco é o modelo Airbreaker, usado pela equipa profissional da Movistar. Como principais características, tem 11 entradas de ar e 13 saídas, garantindo uma boa ventilação em treinos de montanha. O preto é um Gamechanger, um capacete super aerodinâmico com desenho multi-posição: e posso-vos dizer que é menino para nos dar uns extra 3/4 km/h em descida, acima dos 50.    


 

Capacete