As rodas são um dos componentes mais importantes da bicicleta. É através delas que ganhas velocidade. Quanto melhor elas rolarem, mais rápido vais andares.
Existem basicamente 3 tipo de rodas: perfil baixo, perfil médio e perfil alto. Quanto mais alto o perfil melhor é para “rolar”, porque aumentam consideravelmente a aerodinâmica. Quanto mais baixo o perfil, mais leves e melhor para subir. Os rolamentos também são muito importantes. Os cerâmicos criam menos atrito e são mais suaves, permitindo por isso poupar alguns watts (força).
Ao comprares as rodas deves ter em conta também os pneus que pretendes adquirir: tubulares, tubless ou convencionais (de câmara).
Na minha nova máquina, uso agora umas rodas Blackjack TR21, com perfil médio. São excelentes para rolar. Posso-vos confirmar que com a mesma potência, tenho ganhos de 1 a 2 kmh, em condições favoráveis e sem vento, no mesmo percurso, em relação às minhas rodas anteriores. As minhas Blackjack são de disco e estão preparadas para usar sem câmara, só com o recurso a líquido, para vedar algum furo que exista
Já fiz perto de 11 mil kms e tive 3 a 4 furos ligeiros, quase sempre resolvidos com o liquido bedante. Fiz mais de 150 mil kms com rodas tubulares, mas estou bastante satisfeito com estas. Para subir, mesmo não sendo as rodas mais leves do mercado, não comprometem uma boa subida e conseguem um bom compromisso entre a planície e a montanha.
Ah!!! e são lindas lindas :). O preço? muito acessíveis.
Ivo Almeida
No ciclismo de estrada encontrei prazer, diversão e sofrimento, no mesmo desporto. Isso apaixona-me.