Campeões consagrados no Velódromo

2022-03-02

Campeões consagrados no Velódromo

Durante o fim-de-semana foram inúmeros os títulos nacionais atribuídos em Sangalhos

No segundo dia do Campeonato Nacional de Pista, que teve lugar no Velódromo de Sangalhos (Anadia) durante o fim-de-semana, o destaque maior vai para os vencedores das provas de Omnium em elite masculina e feminina, no caso João Matias (Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados) e Maria Martins (LeCol-Wahoo).

Iúri Leitão (Caja Rural–Seguros RGA) iniciou o concurso de Omnium na frente, após a vitória na corrida de Scratch. Na Corrida Tempo, João Matias e Iúri Leitão empataram com 29 pontos, com a vitória a ficar para o primeiro, que venceu o último “sprint”. Os dois corredores partiram para a prova de Eliminação empatados com 78 pontos. Nesta terceira prova do concurso, Iúri Leitão foi mais forte, colocando-se assim na frente na classificação à entrada para a última corrida. Na Corrida por Pontos, João Matias conseguiu colocar-se na frente, lutando até ao último “sprint” para conquistar a vitória e sagrar-se, assim, campeão nacional de Omnium, com 144 pontos, seguido de Iúri Leitão, com 136 pontos, e de Rodrigo Caixas, com 116 pontos.

À semelhança do que se tinha verificado no sábado, Maria Martins dominou por completo o Omnium, vencendo as quatro corridas que integram a prova. A corredora venceu o Scratch, com Daniela Campos (Bizkaia-Durango) a ser segunda, na frente de Beatriz Roxo (UCI Rio Miera-Cantabria Deporte). Na Corrida Tempo e na Eliminação, a ordem classificativa foi a mesma, tendo Maria Martins arrancado para a Corrida por Pontos com uma vantagem de seis pontos sobre a segunda classificada, Daniela Campos. A atleta da LeCol-Wahoo acabou por confirmar o seu favoritismo e vencer a prova com um total de 165 pontos. Daniela Campos foi segunda, com 138 pontos, e Beatriz Roxo fechou o pódio em terceiro, com 129 pontos.

No domingo, também nas provas de Scratch e Eliminação, estiveram ainda os corredores das categorias de veteranos. Na categoria de elite amador, José Afonso (Fontinhas Activa/Promotora) conquistou o título nacional em Scratch, ao passo que na prova de eliminação foi César Modesto (Individual) a levar a melhor. Nos Masters 30, Gonçalo Almeida (Individual) venceu o Scratch e Gonçalo Santos (Vulcal/Centro Ciclista do Centro) superiorizou-se na Eliminação. José Leite (C.P.R. A-do-Barbas/AKIplast/PVS) dominou em ambas as provas, na categoria de Masters 40, vencendo tanto o Scratch como a Eliminação.

Na categoria de masters 40, Manuel Rodrigues (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) foi quem conquistou o título nacional, já na Eliminação, o prémio foi para Vítor Lourenço (Viveiros Vítor Lourenço/Sintra C.Ciclismo). Em masters 60 foi João Pinto (Beavista/Servigas/Nast) a vencer a prova de Scratch, com César Mendonça (Individual) a bater a concorrência na prova de Eliminação.

No sector feminino, Nádia Mendes (Cantanhede Cycling/VESAM) sagrou-se campeã nacional tanto em Scratch como em Eliminação, feito esse repetido por Sónia Santos (Cantanhede Cylcing/VESAM), em Masters 40.

No sábado, Maria Martins já se tinha destacado ao vencer tanto a prova de Scratch como a de Eliminação. Daniela Campos (Bizkaia-Durango) e Beatriz Roxo (UCI Rio Miera-Cantabria Deporte) completaram o pódio de ambas as provas no segundo e terceiro lugares, respectivamente.

No sector masculino o cenário foi semelhante, desta feita com Iúri Leitão a superiorizar-se em relação à concorrência, vencendo no Scratch e no Madison, sendo que nesta última fez dupla com João Matias. No Scratch, Diogo Narciso (LA Alumínios-Credibom-MarcosCar) foi segundo e Rodrigo Caixas fechou o pódio no terceiro lugar. No Madison, Iúri Leitão e João Matias somaram um total de 117 pontos, o que lhes garantiu a vitória. A dupla composta por Diogo Narciso e Rodrigo Caixas terminou em segundo lugar, com 40 pontos, seguidos de Francisco Marques e Daniel Dias, em terceiro, com 33 pontos.

Em prova estiveram ainda os paraciclistas, a competir nas provas de Perseguição Individual (3km/12 voltas) e 1 quilómetro. Em ambas as corridas foram os mesmos corredores a ocupar os lugares do pódio. André Soares (Mato-Cheirinhos/Vila Galé/Etopi) foi o grande vencedor, com João Monteiro (Mozinho Martos Pellets Portocargo) a concluir na segunda posição, seguido de Hélder Maximino (360 BikeTrail/Mundimat/CCA Paio Pires).

António Morgado em destaque

Nos escalões mais jovens, as três provas de juniores femininas tiveram uma só vencedora. Marta Carvalho (Extremosul/Hotel Alisios/Cenmais) dominou as provas de Scratch, Eliminação e Corrida por Pontos, vencendo na frente de Laura Simão (5Quinas/Município de Albufeira/CDASJ) e Catarina Moutinho (Extremosul/Hotel Alisios/Cenmais), segunda e terceira classificadas também nas três corridas, respectivamente.

No sector masculino da mesma categoria, António Morgado, do Bairrada, mostrou estar em boa forma neste arranque de época. Venceu a prova de Scratch, impondo-se a Francisco Silvestre (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) e João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais). António Morgado venceria ainda a Corrida por Pontos, somando um total de 53 pontos. O seu colega de equipa, Rúben Rodrigues, foi segundo, com 40 pontos, seguido de João Martins (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais), com 34 pontos. Este último conquistou ainda o primeiro lugar na Eliminação, à frente de António Morgado e João Marques, Escola de Ciclismo Bruno Neves  (Oliveira de Azeméis).

As provas de Cadetes foram mais abertas. No setor feminino, Ana Marques (ACD Milharado/DriveonHolidays/Mafra) venceu o Scratch e a Eliminação, seguida de Raquel Dias (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais), nas duas corridas. No Scratch, Daniela Simão (Extremosul/Hotel Alísios/Cenmais) foi terceira e Bruna Gonçalves (Clube de Ciclismo de Tondela ADRT) ficou com o “bronze na Eliminação. Na Corrida por Pontos, Raquel Dias  conquistou a vitória, com 18 pontos, Ana Marques foi segunda, com 14, e Daniela Simãofechou o pódio, com 7 pontos.

No Scratch, no sector masculino, a vitória foi para David Ferreira (Póvoa Cycling Academy/CDC Navais), com Paulo Fernandes (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact) a fechar na segunda posição, seguido de Jil Martins (Centro Ciclismo de Loulé). Na Eliminação o vencedor foi Paulo Fernandes, com Afonso Gomes (Cantanhede Cycling/VESAM) a terminar no segundo lugar, seguido de Jil Martins no terceiro lugar. Já na corrida por pontos foi José Moreira (Silva&Vinha/ADRAP/Sentir Penafiel) a conquistar a vitória, com 34 pontos, seguido de Bernardo Leal (Cantanhede Cycling/2W Engenharia), com 22 pontos e Gonçalo Rodrigues (Landeiro/KTM/Matias&Araújo/Frulact), com 16 pontos.

Em juvenis femininos marcaram presença apenas duas participantes. Na corrida de Scratch, Juliana Lopes (Escola Cantanhede Cycling/Orima/Duorep) superiorizou-se a Maria Coimbra (Clube de Ciclismo de Tondela/ADRT), com o pódio a inverter-se na prova de 500 metros. No sector masculino foi Guilherme Ribeiro (Academia de Ciclismo de Paredes) a vencer a prova de Scratch, seguido de Rui Sabino (União de Ciclismo da Trofa) e Gonçalo Valente (ACD Milharado/Escola de Ciclismo Manuel Martins), em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Já na prova de 500 metros, Rui Sabino venceu com um tempo de 37.885 segundo, batendo Guilherme Ribeiro e Ricardo Gomes (Academia de Ciclismo de Paredes) que completaram o pódio.

Notícia: Diário de Aveiro 

Foto: D.R.

VOLTAR

Últimas Notícias