2021-12-03
Os preparativos para a temporada de 2022 estão em marcha e, nos últimos dias, as equipas técnicas da Union Européenne de Cyclisme (UEC) e da Federação Portuguesa de Ciclismo juntaram-se numa série de reuniões para ultimar todos os detalhes de um dos eventos mais importantes do próximo ano. É que, em 2022, a região de Anadia irá acolher um evento único para as categorias de Juniores e Sub/23, com Campeonatos Europeus em três vertentes: XCO (de 30 de Junho a 3 de Julho) e XCC (de 1 a 3 de Julho), na vertente de BTT, Estrada (de 7 a 10 de Julho) e Pista (de 14 a 19 de Julho).
Este mega evento irá juntar, na região bairradina, durante três semanas, mais de 1.200 corredores, que irão competir nas corridas que compõem o programa. Ao longo dos último anos, o concelho de Anadia tem acolhido eventos desportivos de grande prestígio, especialmente para jovens atletas, como é o caso das cinco edições do Campeonato Europeu de Pista, de 2011 a 2017, e uma prova da Taça Europeia de BMX (2021). Além disso, conta com o Centro Satélite Mundial de Ciclismo e, com ele, uma gama de instalações (velódromo, pista de BMX, BTT, pentatlo moderno, judo, esgrima e ginástica), o que o torna um dos centros de treino desportivo mais pioneiros e modernos. Todos os detalhes técnicos para os três campeonatos serão anunciados nas próximas semanas.
“Um grande evento sem precedentes”
Segundo Enrico Della Casa, presidente da União Europeia de Ciclismo. “A organização do Campeonato Europeu de Ciclismo em Anadia é, sem dúvida, um dos eventos mais importantes do calendário da nossa Confederação, cujo objectivo é promover e desenvolver o ciclismo juvenil. Em Portugal, um país que sempre acolheu e tem laços estreitos com a nossa modalidade, vamos poder experienciar um grande evento sem precedentes. Esta trata-se não só de uma competição desportiva, mas também de uma celebração do ciclismo para raparigas e rapazes de toda a Europa”
Para o responsável, “durante três semanas, Anadia e o seu país serão o centro das atenções de todos os adeptos do ciclismo europeu”, pelo que agradece “à Federação Portuguesa de Ciclismo e ao seu presidente, Delmino Pereira, à cidade de Anadia e à sua presidente de Câmara, Teresa Cardoso, assim como a todas as organizações e instituições que apoiaram este projecto desde o início e que demonstraram um enorme capacidade de organização ao longo dos anos”, o que, na sua opinião, “garantirá o sucesso deste evento”.
“Enorme desafio”
Delmino Pereira, por sua vez, assume que “é com grande entusiasmo que assumimos, juntamente com a Câmara Municipal de Anadia e a UEC, este enorme desafio de realizar um Campeonato Europeu de Ciclismo, pela primeira vez durante três semanas, integrando o ciclismo de estrada, o BTT e o ciclismo de pista”. O presidente da Federação considera que foi possível levar este grande evento para o CAR Anadia “graças às infra-estruturas desportivas de que dispomos. Neste momento, somos o único centro de ciclismo de alto rendimento com capacidade para realizar este tipo de campeonatos integrados numa única região”, fez questão de vincar.
“A promoção do desporto é um dos maiores compromissos do Município”
“A promoção do desporto é um dos maiores compromissos do Município de Anadia”. Quem o afirma é Teresa Cardoso. A presidente da Câmara de Anadia faz questão de vincar que a autarquia valoriza “todos os desportos e todos os níveis, desde o mais amador ao mais profissional, num desporto para todos, mas, por razões históricas, temos uma apreciação especial pelo ciclismo”.
Reiterando que “Anadia - Centro Satélite da União Ciclista Internacional - é um município com uma grande ligação” ao ciclismo, Teresa Cardoso destaca as condições ímpares que oferece, referindo-se às “infra-estruturas olímpicas para a prática de BTT, BMX e ciclismo de pista”, que de resto são utilizadas, regularmente, “por atletas nacionais e estrangeiros”. “Temos, também, percursos rodoviários, trilhos naturais, ciclistas de Anadia altamente medalhados e o Museu das Duas Rodas, um espaço que explora a proximidade de Anadia às bicicletas e motociclos”, vincou a autarca. “Por todas estas razões, é com grande orgulho que, em Julho de 2022, o município de Anadia acolherá os campeonatos de BTT, ciclismo de pista e ciclismo de estrada. Estes eventos, para além de promoverem Anadia como município desportivo e como destino turístico, são também um incentivo à prática do ciclismo, em particular, e do desporto em geral, o que, como é sabido, contribui em grande medida para a qualidade de vida e bem-estar da população”, afirmou ainda Teresa Cardoso.
Notícia - Diário de Aveiro
Foto - D.R.
VOLTARIvo Almeida
No ciclismo de estrada encontrei prazer, diversão e sofrimento, no mesmo desporto. Isso apaixona-me.